"Maharaja tem atuado de forma marcante na vida cultural e espiritual do nosso tempo, seja como músico, compositor, conferencista ou escritor."

Waldemar Falcão
Editor, músico e escritor


G108 - Uma pessoa como você que tem uma história muito atípica e multifacética, como faz para estabelecer seus objetivos?

MAHARAJA - Não considero que eu seja multifacético nem que esteja procurando vários objetivos, muito pelo contrário, sempre meu objetivo principal foi procurar ser feliz, como todo mundo. Talvez o que me faz feliz seja diferente de outras pessoas. O que muda são os instrumentos para conseguir os objetivos. Não vejo que a espiritualidade, a música, a atividade de ajudar pessoas, os projetos sociais, etc. seja antagónicos. Muito pelo contrário, por exemplo um médico pode atender num hospital e dar atenção a sua família, tocar algum instrumento e se ocupar em obras sociais, sem que isso o afaste da sua profissão. Uma pessoa que se dedica de coração a tudo que faz colocará todo empenho em fazer bem. Em meu caso, tive momentos em que o caminho foi a música e em outros escrever livros, etc. mas o propósito foi sempre o mesmo: compreender o propósito da minha existência e a minha relação com Deus. Eu acredito que ai está a causa da felicidade de qualquer pessoa.

G108 - Isso é o que você quer dizer na sua música "Quero" quando fala: "Quero viver, quero sonhar, não adianta somente durar"?

MAHARAJA - Exatamente. Quem não está feliz é porque procura em coisas materiais que são como ilusões. Por exemplo, em minha vida, não procurei me aproximar de George Harrison ou Gilberto Gil. Simplesmente procurei estar sempre com pessoas que tivessem uma espiritualidade como a minha. O Universo se encarregou de me aproximar de pessoas como George e Gil pela qualidade espiritual que eles representam. Mas tem muitas outras pessoas que não são conhecidas que também tem esse propósito de vida.

G108 - Nos conte como retoma seu trabalho musical aos 55 anos de idade.

MAHARAJA - Como disse anteriormente, as coisas vieram a mim e eu tentei aproveitar as oportunidades que Deus me deu. Quando vim para São Paulo em 2004 para participar de uma enrevista com Jô Soares, senti uma necessidade de ler o Gênesis da Bíblia direto do hebraico, mas não havia nenhum livro assim em nenhuma parte do mundo. Então comecei a estudar e fazer anotações. Num momento determinado, o tempo e os recursos eram poucos e percebi que Deus queria que suspendesse provissóriamente o trabalho musical. Chorei muito porque não sabia se poderia finalizar a tradução nem se estaria vivo para algum dia formar uma banda. Mas no meu interior ouvia: "Termina esta tradução e terás a banda". O engraçado foi que na semana que terminei o último versículo do 50º capítulo do Gênesis, Al Calori me ligou e ai começou a nova banda".

G108 - Você considera que seu trabalho é Gospel?

MAHARAJA - Não, o meu trabalho não é religioso nem institucional. Enquanto muitas pessoas procuram que aconteçam milagres em sua vida, para mim o maior milagre de Deus é a própria VIDA e acredito que apenas devemos viver com sabedoria. Conhecimento que não nos leve à felicidade não é sabedoria e diversão que não nos leve à felicidade é idiotice. Por otro lado, conhecimento sem diversão é inútil. Em outras palavras, devemos aproveitar nosso tempo de vida em divertir-nos com sabedoria.

G108 - Por que uma pessoa como você, que conhece o mundo inteiro, escolheu o Brasil para seu trabalho músical?

MAHARAJA - Talvez você já tenha ouvido isto, mas acredito que Brasil é o país do futuro. Podemos ensinar ao mundo a viver em paz. Mesmo com as diferenças sociais, a violência e tantas outras deficiências que existem neste país, podemos viver em paz. É importante mostrar que não é importante você ser judeu, muçulmano, cristão, budista, ateu, etc. o que importa é você ser uma pessoa boa com você mesmo, com nosso meio ambiente, com nossos semelhantes e com Deus.

 

 

FACEBOOK

 

TWITTER

 

MYSPACE

 

ORKUT


Contato para shows: contato@maharaja.com.br / Fones: (011) 96507-7207 OI /98559-1224 CLARO / 95949-1239 TIM / 95619-2002 VIVO